EVANDA EVANI BURTET KWITKO

evandabk@crearbrasil.com.br

 

Síntese da Experiência Profissional

Atua há mais de 25 anos no mercado de microfinanças brasileiro.  Pedagoga especializada em  planejamento, supervisão e avaliação de empresas. Criou e dirige a empresa de consultoria – CREAR Brasil, pioneira em desenvolvimento e aplicação de metodologias de capacitação ao setor microfinanceiro e em elaboração de estudos de viabilidade para a criação ou expansão de organizações e/ou de Programas de microfinanças de diferentes figuras jurídicas – reguladas ou não: ONGs/OSCIPs, SCMs, Bancos, Agências de Fomento, Programas Nacionais ou Estaduais de Órgãos Governamentais, Cooperativas. Larga experiência em elaboração de estatutos sociais, normas, regimento interno e procedimentos operacionais, técnicos e financeiros; processos de legalização; desenho de produtos creditícios; seleção e capacitação de recursos humanos; realização de auditoria operacional; plano de cargos e salário, avaliação de desempenho; elaboração de projetos para expansão e/ou captação de funding; elaboração de manuais; assessoria técnica para o desenvolvimento e fortalecimento organizacional.

Participou da produção de várias publicações e é autora do livro: Guia Básico para a constituição e Legalização de Instituição Microfinanceira – ONG, OSCIP, SCM, publicado no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento Institucional – PDI, BID/BNDES.

Participou da legalização e implantação da primeira Securitizadora Microfinanceira brasileira – JURITI Microfinanças.

Tem ótimo conhecimento da legislação e das políticas brasileiras para o setor microfinanceiro.

Foram ou são seus clientes: GTZ, BID, BNDES, CIF/OIT, Banco Mundial; PNUD;  Agências de Fomento de: Goiás, Tocantins, Amapá;  Banco do Nordeste (CREDIAmigo e AGROAmigo); CAIXA Federal; BADESC; BANPARÁ;AMCRED, Instituto Frankfurt School (Alemanha); OSCIPs de Microfinanças de vários estados do Brasil (São Paulo Confia, Juriti Microfinanças, Banco da Família, CEAPE Maranhão, Blusol, Banco do Cidadão de Alagoas etc.):  Cooperativas de crédito(CRESOL e OCB- Região Norte do Brasil); SCMs, e SEBRAEs  localizadas em vários estados do Brasil; governos estaduais e municipais das diferentes regiões brasileiras.

Sócia da Securitizadora Juriti (Primeira Securitizadora Brasileira com foco em Microfinanças)

Membro do ORGANIPOOL – grupo de consultores qualificados pela GTZ para atuar no âmbito da Cooperação Técnica Internacional.

Credenciada pelo Centro Internacional de Formación da OIT- CIF/OIT como capacitadora do curso “Gestión de Instituciones Microfinancieras. Mejorando el Desenpeño Institucional” atuando na Bolívia, Brasil e África.

Membro do Microfinance Management Institute. MFMI. Vinculado ao CGAP/ Banco Mundial.

Membro do Grupo LUSONET  – formado por redes de microfinanças dos países de língua portuguesa, organizados pela AMOMIF/GTZ/GFA Consulting, Moçambique. África.

Coordenou e atuou como facilitadora em vários cursos, tendo qualificado, aproximadamente, 7.000 profissionais de todos os níveis funcionais, do setor microfinanceiro brasileiro, africano e de países sul americanos.

Realiza, atualmente, Curso de pós-graduação “Diplomado Internacional em Microfinanzas “,  promovido pela  Universidad de Alcalá/ Espanha.

Formação Acadêmica:

Faculdade de Filosofia. Ciências e Letras “Imaculada Conceição”

Licenciada em Pedagogia com

  Habilitação em Docência

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Convênio PREMEN/UFERGS/SEC, Faculdade de Educação. 380 horas.

Pós-Graduação – Habilitação em

    Supervisão Escolar

Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos / Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu – 390 horas

Pós Graduação – Especialização em

          Avaliação

Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos / Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu – 540 horas

Pós Graduação – Especialização em

        Planejamento

Histórico de Empregos:

1. Criou e dirige há 16 anos a empresa CREAR Brasil – especializada em microfinanças e empreendedorismo.

2. Foi Diretora Executiva, por sete anos, da IMF ANA TERRA, organização que deu origem à rede CEAPE, tendo capacitado as primeiras equipes dos CEAPE’s: Maranhão, Rio Grande do Norte, Brasília, Sergipe, Bahia, São Paulo e Pernambuco.

3. Trabalhou na área de Educação, por 28 anos, como funcionária do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, tendo exercido vários cargos de chefia, inclusive de Diretora Estadual do Ensino.

4. Foi professora universitária na:

Pontifícia Universidade Católica/PUC/POA – 10 anos;

Universidade La Salle/Canoas – 5 anos;

Universidade São Judas Tadeu/POA – 8 anos.

Dentre sua experiência com o setor microfinanceira, destacam-se:

Consultoria a Organismos Internacionais de Desenvolvimento:

GTZ – Sociedade Alemã de Cooperação Técnica para:

1.   Elaboração de projeto de viabilidade, estatutos, regulamentos e normas, seleção e capacitação de recursos humanos, desenho de produtos, implantação, consolidação e expansão da Instituição Comunitária de Crédito – Portosol, em Porto Alegre/RS e do Banco do Povo de Santo André, em Santo André/SP.

2.   Participação de missão internacional de Avaliação dos projetos PRORENDA Microempresas e PRORENDA Rural executados no Brasil nos estados de Ceara, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

3.   Participação de missão internacional de avaliação e de redirecionamento de projeto- PRORENDA Microempresas – Pernambuco.

4.   Assessoria Técnica ao Banco do Nordeste na definição de procedimentos técnicos e operacionais para a constituição do Programa de Microcrédito Rural – AGROAmigo (hoje com aproximadamente 600 mil clientes).

5.    Coordenação e responsabilidade técnica da elaboração de metodologia específica para a formação de Assessores de Microcrédito Rural transcrita em dois manuais – o Manual do Facilitador e o Manual do Assessor. Em execução no Banco do Nordeste do Brasil, para o desenvolvimento do Programa de Microcrédito Rural AGROAmigo.

6.   Executou a capacitação do grupo piloto de Assessores de Microcrédito Rural do Programa AGROAmigo,  Banco do Nordeste.

7.   Capacitação de facilitadores do Instituto Nordeste Cidadania e do Banco do Nordeste do Brasil para a multiplicação da metodologia de formação de Assessores de Microcrédito Rural.

8.   Coordenação de capacitação para o aperfeiçoamento de habilidades técnicas e comportamentais de Assessores de Microcrédito Rural do programa AGROAmigo do Banco do Nordeste do Brasil-BNB.

Cooperação Técnica CABOVERDIANA – Alemã.

1. Co-presidência de evento internacional de Microfinanciamento e Promoção de Micro e Pequenas Empresas, realizado em Cabo Verde – África. Atuando também como palestrante.

GOPA Consultants. Alemanha.

1.   Consultoria para o fortalecimento institucional das Instituições Microfinanceiras do Estado de Pernambuco.

2.   Consultoria para a reestruturação e elaboração de projeto de viabilidade do Fundo Rotativo de Ação e Cidadania – FRAC, Recife/PE.

PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

1.   Seleção e capacitação de Agentes de Crédito Produtivo Popular para atuarem em Instituições Microfinanceiras em Salvador/Bahia e no Rio de Janeiro/RJ – projeto BRA027 – convênio Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e Caixa Econômica Federal. Total de 56 participantes.

CEPAL – Comisión Económica para a América Latina y el Caribe.

Consultoria e capacitação de recursos humanos – Agentes de Crédito e Gerentes – para a atuação em seis ONGs de microcrédito do Estado do Rio Grande do Sul.

FRANKFURT SCHOOL

            Estudo de viabilidade para transformação de OSCIP em Banco de Microfinanças.

CIF/OIT

     Realização de Curso de Gestores de IMFs na Bolívia, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

Consultoria a Organismos Nacionais de Desenvolvimento:

BNDES – Consultoria ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social:

1.   Para o desenvolvimento e implantação do Programa CRÉDITO PRODUTIVO POPULAR: Projetos BNDES Solidário (foco em ONGs) e BNDES Trabalhador (foco em programas de microcrédito de Órgãos Governamentais).

2.   Produção e coordenação do desenvolvimento de metodologia creditícia na área de microcrédito urbano, transcrita em dois manuais: o Manual do Agente de Crédito e o Manual do Facilitador para o desenvolvimento da – OFICINA PARA FORMAÇÃO DE AGENTES DE CRÉDITO PRODUTIVO POPULAR – metodologia BNDES/Crear Brasil[1].

3.   Realização de doze eventos de capacitação de Agentes de Crédito Produtivo Popular, pertencentes a várias Instituições Microfinanceiras do Brasil, localizadas em diferentes regiões do país.

4.   Consultoria para a constituição ou consolidação de várias ONGs e OSCIPS brasileiras, entre elas: FAEP, FAEJ, BADESC, BANCO DO POVO PAULISTA, FUNDO DE MICROCRÉDITO DA BAHIA, BANCO DA MULHER DE SANTA CATARINA, BANCO DA MULHER DO PARANÁ, ORGAPE/Ceará, Blusol/SC, Portosol/RS, etc.

5.   Capacitação de facilitadores para atuarem na multiplicação da OFICINA DE AGENTES DE CRÉDITO PRODUTIVO POPULAR – BNDES/Crear Brasil.

6.   Consultoria e participação da equipe de coordenação BNDES/DAÍ/CREAR BRASIL, para a produção de diversos Manuais Técnicos para o desenvolvimento organizacional de Instituições Microfinanceiras. Entre eles: Marketing para Microfinanças; Regulamentação das Microfinanças no Brasil; Técnicas de gestão financeira de IMFs; Auditoria para Microfinanças; Sistema de Informações para Microfinanças.  Programa de Desenvolvimento Institucional – BID/BNDES.

7.   Participação como palestrante e/ou facilitadora/capacitadora em vários eventos para definição/implantação de políticas, sensibilização de técnicos, mobilização e engajamento de prefeitos e outros profissionais em questões referentes ao microcrédito.

8.   Atuação como moderadora em evento interministerial, interinstitucional e de órgãos internacionais de desenvolvimento para a definição de política pública de massificação das microfinanças no Brasil. Coordenação da produção de  documento de proposições.

9.   Palestrante de vários eventos da rede brasileira de Cooperativas de Crédito filiadas a OCB, com o objetivo de sensibilizar as múltiplas cooperativas da Região Norte do Brasil a atuarem com microfinanças..

10.   Atuação como facilitadora em evento internacional do Grupo LUSONET ( agregação de redes de microfinanças dos países de língua portuguesa), realizado em Maputo/Moçambique, África. Coordenação da produção de documentos e responsável pelo acompanhamento da execução do Plano de Trabalho- 2009/2010. Contrato AMOMIF/GTZ/GFA Consulting.

Elaboração de Metodologias

1.   Produção de metodologia creditícia para a Instituição Microfinanceira PORTOSOL/POA.

2.   Coordenação, responsabilidade técnica e co-elaboração da metodologia BNDES/Crear Brasil, para o de treinamento de Agente de Crédito Produtivo Popular – área urbana, com desenvolvimento de metodologia creditícia e elaboração de Manual do Agente de Crédito e o Manual do Facilitador. Publicado pelo BNDES/BID.

3.   Coordenação, responsabilidade técnica e co-elaboração de metodologia para a capacitação de Agentes Multiplicadores visando apoiar as instituições microfinanceiras no processo de divulgação e pré-negociação de produtos.  Constituída de Manual do Facilitador e do Manual do Agente Multiplicador. Sebrae/SC.

4.   Coordenação, responsabilidade técnica e co-elaboração de metodologia de formação de Agentes Comunitários de Crédito responsáveis pelo apoio técnico local aos Agentes de Crédito que atuam em vários municípios. Composta de Manual do Facilitador e do Manual do Agente Comunitário de Crédito. Sebrae/SC.

5.   Coordenação, responsabilidade técnica e co-elaboração de metodologia: Aperfeiçoando Competências Técnicas e Pessoais para o fortalecimento profissional de Agentes de Crédito Produtivo Popular. Composta de Manual do Facilitador e do Manual do Agente de Crédito. CREAR Brasil

6.   Coordenação,responsabilidade técnica e co-elaboração de metodologia específica para concessão de microcrédito para Início de Negócios. Composta de Manual do Facilitador e do Manual do Agente de Crédito.

7.      Elaboração de metodologia de capacitação de Conselhos Diretivos de Instituições Microfinanceiras.

8.      Coordenação e responsabilidade técnica na elaboração, para a GTZ, de Metodologia de Microcrédito Rural para a capacitação de Assessores de Microcrédito Rural do Programa AGROAmigo, do Banco do Nordeste do Brasil – BNB.  Composta de Manual do Facilitador e do Manual do Assessor de Crédito Rural.

9.      Coordenação, responsabilidade técnica e co-elaboração de Metodologia de Capacitação de Clientes de Microcrédito, programa CREDIAMIGO, Banco do Nordeste do Brasil, composta por nove Manuais de Gestão de Pequenos Negócios, temas diversificados), CD interativo, Manual do Assessor e Manual do Capacitador de Assessores.

Outras Produções/Publicações:

1.      Guia Básico para a Constituição e Legalização de Organização Microfinanceira – ONG, OSCIP, SCM. Publicado pelo BNDES.

2.      Projeto para a constituição da Instituição Comunitária de Crédito PORTOSOL/POA. Organização adotada pelo BNDES como modelo nacional.

3.      Elaboração de Projeto de viabilidade para a constituição da Instituição Microfinanceira RIOSOL. Rio de Janeiro. SEBRAE/RJ.

4.      Elaboração de Projeto de Regionalização do Banco do Cidadão de Alagoas.

5.      Projeto de Regionalização da Instituição Microfinanceira CREDIMAIS/Goiás.

6.      Elaboração de legislação e regimento interno do Fundo de Microcrédito do Estado de Alagoas – FUNCRED.

7.      Elaboração de aproximadamente 50 textos na área de microcrédito e de desenvolvimento de comportamentos empreendedores.

8.      Coordenação e responsabilidade técnica na elaboração dos Manuais Técnicos da Juriti Microfinanças – Manual de ética, Administrativo, Financeiro, Recursos Humanos e de Crédito.

Estágios/visitas técnicas a várias IMFs nos seguintes países:

Foco nas IMFs que se destacam pelas suas melhores práticas, entre elas:

Grameen Bank, em Bangladesch (12 dias); Banco Sol, PRODEM, Caja de los Andes e FIA, na Bolívia; Banco Ademi, na Republica Dominicana; Fundación Paraguaia, no Paraguai; Banco Nacional, Pró Gente, Mujer, Fundación Hermanos, no Chile; Banco da Mulher e várias outras IMFs de menor porte localizadas na Colômbia; Várias outras IMFs que atuam em Porto Rico, Argentina, Alemanha, Portugal, Espanha, Peru, Costa Rica, Equador, Cabo Verde e Moçambique/África.

 


[1] Avaliação realizada pela Fundação Ford/ IBAM registra que os Agentes de Crédito capacitados por essa metodologia são os que demonstram melhor desempenho nas suas funções, demonstram responsabilidade, atuam positivamente e têm atuado como capacitadores de agentes iniciantes nas instituições que atuam.